Amizade não tem preço

Amizade não tem preço
Amizade verdadeira são como as rosas que nunca perdem seu encanto e beleza

segunda-feira, 19 de maio de 2008

COMO O ACADEMICO VE A PEDAGOGIA?

COMO O ACADEMICO VE A PEDAGOGIA?

Elma Dourado Nery
Fátima Alves da Neves
Luciene Alves

RESUMO:
O presente artigo visa refletir sobre a visão do acadêmico diante da discussão sobre a identidade e a formação do educador sua habilitação e especialização pela valorização do pedagogo escolar já curso de pedagogia expressa hoje o conflito de posições assim diversas entidades do campo educacional propõe a formar educadores capazes de intervir na realidade como profissionais críticos e comprometidos com um projeto de sociedade democrática, onde o educador deve entender que terá condições de intervir e melhorar o país.

PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia – Mudanças - Compromisso

COMO O ACADEMICO VE A PEDAGOGIA?

As razões que levam estudantes a optarem pelo curso de Pedagogia podem ser diversas, mas os motivos que movem os educadores que já exercem a profissão, em geral, têm pelo menos um denominador comum: o comprometimento social, à vontade de transformar a realidade por meio da educação e a percepção de que o ato de educar vai além do domínio de métodos e técnicas, pois há uma necessidade de se compreender a sociedade em que vivemos, e contribuir para superação da exclusão a que a maioria dos educandos brasileiros está submetida.
O curso Pedagogia abre espaço e permite o desenvolvimento através de pesquisas para que o estudante aprofunde sua formação e possa conhecer as áreas possíveis de atuação, esse espaço amplia a atuação do pedagogo para além da sala de aula e das escolas, permite sua inserção em outros ambientes. Conforme artigo 2º (inciso 2º) e parágrafo único do 3º artigo da Nova Resolução que diz:
§ 2° O curso de Pedagogia, por meio de estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica, propiciará:
I. o planejamento, execução e avaliação de atividades educativas;
II. a aplicação ao campo da educação, de contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o lingüístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural.
Parágrafo único. Para a formação do licenciado em Pedagogia é central:
I. o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
II. a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
III. a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.


Com a formulação na resolução que contempla os campos de atuação do pedagogo, que tendo como apoio à formação docente é essencial lembrar que o mesmo será chamado a exercer papel importante em outras funções do campo educacional, com isso, cabe um papel importante às instituições de ensino superior que deverão oferecer uma formação que respeite a vocação, o interesse, a demanda local e função social, o que implica que todos os professores responsáveis pela formação do pedagogo possam participar, em diferentes níveis, da formação teórico-prática de seu aluno. Nesse sentido, a relação teoria e prática será considerada como eixo articulador da produção do conhecimento na dinâmica do currículo do curso, pois o educando mesmo poderá ser um profissional atuando em setores de planejamento educacional ou em organizações diversas, como hospitais, empresas e instituições públicas e privadas que passou ao licenciado de que para exercer alguma outra função devera ser através de curso de especialização que muitas vezes não corresponderão à expectativa de muitos nas áreas que o mesmo deseja atuar.
Segundo Pimenta (2002):

... o curso de formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental, postulando-se a regulamentação do curso de Pedagogia destinado a oferecer formação teórica, cientifica e técnica para interessados em aprofundamento na teoria pedagógica especificas – Planejamento de políticas educacionais, gestão do sistema de ensino e das escolas, formação de professores, assistência pedagógico-didaticas a professores e alunos, avaliação educacional, pedagogia empresarial, animação cultural, produção e comu¬nicação nas mídias, movimentos sociais e outros campos atividade educacional, inclusive as não-escolares.

Assim percebe se que o curso de pedagogia vai requerer tempo dos professores e dos estudantes para pesquisas, leituras, participação em eventos e projetos variados, além da elaboração de um trabalho conclusivo de curso que sintetize suas experiências acadêmicas.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


revista@cedes.unicamp.br

BRASÍLIA. Comissão de Especialistas de Ensino de Pedagogia. Porto SESu/MEC. 1999.

BRASÍLIA. Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno. Resolução CNE/CP Nº 01. 2006.

Nenhum comentário:

Amigas para sempre

Amigas para sempre
Amigas