Amizade não tem preço

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Amizade verdadeira são como as rosas que nunca perdem seu encanto e beleza

segunda-feira, 19 de maio de 2008

PROJETO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

FACULDADE DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO – FACITE


MEMBROS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
DÉBORA AMARAL
ELMA DOURADO
FÁTIMA ALVES
VANDELÚCIA LARANJEIRA



“Se existe um desejo de fazer é porque existe uma preocupação com a qualidade do trabalho e com as estratégias de melhoria”.

Santos Guerra

“A avaliação precisa ser espelho e lâmpada, precisa não apenas refletir a realidade, mas iluminá-la, criando enfoques e perspectivas, mostrando relações e atribuindo significados às ações e aos resultados”.

Dilvo Ristoff



PROJETO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
DA ESCOLA XXXXXXXX




INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA


A Avaliação Institucional é um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, dentre outros. Sua necessidade para o desenvolvimento institucional e razão de ser, são expressas pelos objetivos fundamentais onde se deve levar em consideração os indicadores internos e externos.
O próprio ato de avaliar é um momento intencionalmente pedagógico e de potencialização dos recursos humanos, para isso, é preciso que o conceito de avaliação a permear todo o trabalho seja o de compreender em conjunto, estabelecendo significações e direções; não de segmentos ou de partes isoladas, mas de totalidades concretas que constituem a instituição como um todo; em que avaliar se instaure como um instrumento de construção dessa integração.
É fundamental ao processo ocorrer à participação efetiva da comunidade institucional, pois esta assegura o que a instituição se pensa, repensa e viabiliza planos de ação que deve implicar em mudança e desenvolvimento, coletando, analisando e emitindo parecer frente às informações levantada em encontros coletivas em uma perspectiva sócio-qualitativa.
Portanto a avaliação institucional, que aqui se pretende, refere-se à qualidade. Não a qualidade presente nos fragmentos, na separação, mas aquela presente nas relações de conjunto, algo que deve ser julgado valorativamente em momentos determinados em conjunto com o processo de melhoria das diferentes dimensões, pois esta se justifica enquanto processo orientado para a melhoria da qualidade. Conforme afirma Melchior:

A função principal da avaliação é subsidiar e fornecer informa¬ções relevantes ao processo de tomada de decisão dos in¬divíduos envolvidos nos programas para melhoria da qua¬lidade da educação. A avaliação é parte integrante da or¬ganização escolar e do desenvolvimento curricular. Isto tanto para os administradores usarem os resultados para orientar suas ações, no sentido de estimular e fomentar iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade da edu¬cação como para cada um individualmente, fazer sua auto-avaliação e buscar a autoqualificação. (2004, p.34)

Com essa perspectiva, a acompanhar todos os processos avaliativos, conhecer seus desenvolvimentos e ajudar a realçar os ajustes necessários para a promoção da qualidade na avaliação terá um valor positivo e formativo como instrumento para a melhoria da qualidade dos processos educacionais de toda ordem: administrativos, comunicativos, científicos, pedagógicos etc. Será orientada para o permanente aperfeiçoamento e superação constante dos padrões de qualidade, e considerada instrumento de mudança, de forma construtiva e não punitiva.
A avaliação é institucional por tratar-se de processo amplo e globalizante, envolvendo de forma integrada e coerente entre as diversas áreas de conhecimento e as relações interdisciplinares. O processo também envolverá amplamente os membros da comunidade.
O processo terá início no interior da unidade escolar, numa dinâmica de diagnose, estudos, reflexões, discussões, elaboração coletiva de análises, julgamentos de valores e sistematização assegurando assim, a participação ampla e democrática, a seriedade e o apoio institucional e se preservam os direitos individuais.
Assim, a realização deste projeto visa realizar o estudo e através de dados demonstrar que sua situação e localização não interfere na sua proposta educacional a qual visa a melhoria da educação e com o trabalho que realiza levar a seus alunos uma educação de qualidade

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Este projeto para Escola X é de relevância educacional e social para a mesma por se tratar de uma escola situada num grande bairro onde as maiorias de seus membros são de família de baixa renda. A mesma por ter como projeto inicial ser uma escola agro-técnica e em 1993 iniciou como escola municipal de Ensino Fundamental .
A Escola X está localizada a Rua Z, s/n, Bairro Y nesta cidade. Sua direção é composta por uma diretora e duas secretárias, no seu quadro funcional tem 06 professores e no espaço físico tem 04 salas de aula, 05 banheiros, 01 cantina, 01 secretaria, 01 pátio aberto e 01 almoxarifado.

OBJETIVOS GERAL


Identificar as políticas de organização administrativa e pedagógica da instituição de ensino, suas relações com seus membros internos e externos para nortear as ações voltadas para seu desenvolvimento para promoção da qualidade e execução de sua missão e de seus objetivos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Identificar na escola seus objetivos, suas marcas mais fortes, suas preocupações mais significativas.
• Fazer uma análise do corpo docente quanto às características de sua formação, inserção na carreira, processo de qualificação.
• Estudar o corpo discente: principais características, formas de articulação com colegas e alunos.
• Analisar os pontos de vista da organização curricular, sua adequação às necessidades e articulação das disciplinas entre si.
• Levantar as condições da infra-estrutura interfere no desenvolvimento das atividades de ensino.
• Avaliar as atividades interdisciplinares desenvolvidas dentro da escola participação da comunidade.
• Estudar a possibilidade da utilização no espaço escolar para a comunidade.



METODOLOGIA


Partindo da premissa de que avaliação é um julgamento sobre uma realidade concreta ou sobre uma prática, à luz de critérios estabelecidos prévia e concomitantemente o processo de avaliar envolve conceitos que vão desde medir, determinar a grandeza, a quantidade, a dimensão, até atribuir valor ao que foi medido, isto é, fazer o julgamento da qualidade demonstrada através da medida, exigindo uma abordagem quantitativa e qualitativa do problema. Segundo aborda Melchior:

A melhoria das ações institucionais passa, obrigatoriamente, pela utilização de mecanismos de avaliação e estes conduzem à auto-reflexão. Dessa forma, o papel da avaliação, no processo, é regular a ação e antecipar eventuais imprevistos que possam perturbar o desenrolar das atividades e fazer as correções necessárias do percurso pré-estabelecido... Ela é orientada para a tomada de decisões. Através da avaliação, serão mais fáceis a compreensão dos problemas surgidos, a indicação de soluções e as correções mais adequadas antes do final do processo. (2004. p.34)


Por conseguinte, o presente trabalho, que se caracteriza como um estudo descritivo, deverá fornecer informações para subsidiar as tomadas de decisão com vistas à melhoria da qualidade das atividades que a instituição vem desenvolvendo, pautando-se, por uma abordagem quantitativo-qualitativa da realidade observada, utilizando-se à metodologia orientada por Lüdke e André (1986), onde o ambiente natural é a fonte direta de dados e o pesquisador seu principal instrumento. O "significado" que as pessoas dão às coisas e à sua vida são focos da atenção especial pelo pesquisador.
Este projeto visa desvelar e analisar os fundamentos do trabalho pedagógico, levantando possíveis alternativas de como conhecer o grande potencial da escola e compreender melhor seus problemas. Ao retratar o cotidiano escolar em toda a sua riqueza, esse tipo de pesquisa oferece elementos preciosos para uma melhor compreensão do papel da escola e suas relações. Para isso usa a pesquisa do tipo etnográfico por ser flexível, seu plano de trabalho é aberto e podendo ser revisto, repensado, reformulado visando novas de formas de entendimento da realidade, por permitir um contato direto e prolongado do pesquisador com as pessoas ou grupo selecionado, a coleta de dados, observação, entrevista, analise e interpretação da situação da escola.
Segundo André (1995) a pesquisa etnográfica:
A contribuição da etnografia permite ao pesquisador detectar ângulo novos no problema estudado... Trouxe às pesquisas... Um enriquecimento tanto no ponto de vista metodológico, pela possibilidade de ajuste teórico, pela identificação dos elementos não previstos no planejamento inicial da pesquisa, mas essenciais para analise e compreensão da pratica pedagógica. André (1995, 103p.)

O trabalho proposto aqui será realizado com todos os que atuam na escola e pessoas da comunidade. Os dados serão coletados através de questionários semi-estruturado, entrevistas, observação e da documentação concreta, servirão para fornecer o perfil da instituição, ordenar as categorias que emergiram da realidade pesquisada.
Após a coleta das informações, estes serão selecionados, organizados e analisados, após análise do conteúdo e servirá de base para elaboração de um relatório que discutirá as estratégias para um processo orientado para a melhoria da qualidade e para alcançar os objetivos propostos, foram determinadas as seguintes estratégias de trabalho:

• Realização de seminários para a conscientização da comunidade interna e externa em relação ao processo avaliativo.
• Construção de instrumentos para a coleta, avaliação e análise dos dados.
• Coleta dos dados.
• Transformação dos resultados em gráficos.
• Interpretação / leitura dos dados.
• Elaboração do plano tático-operacional.
• Plano de correção
• Divulgação dos resultados

O Cronograma de Trabalho para 2007, 2008 e 2009 apresentado abaixo, poderá ser alterado de acordo com os novos elementos que surjam no processo.

CRONOGRAMA

Indisponivel

QUADRO DEMONSTRATIVO

Indisponivel

RECURSOS

Indisponivel


Serão utilizados os recursos humanos, financeiros e tecnológicos necessários para executar o presente projeto de auto-avaliação institucional.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA

ANDRÉ, M.E.D.A. (org.). Avanços no conhecimento etnográfico da escola. In: FAZENDA, I. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995.

LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo: EPU, 1986.99p.

MELCHIOR, Maria Celina. Avaliação Institucional da Educação Básica. Porto Alegre: Premier. 2004.



OBSERVAÇAO: O nome da instituição foi preservado.

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